O projeto social da Tijuca, Anjos do Céu, iniciou nesta quarta-feira (10) o processo seletivo gratuito para buscar novos jogadores da categoria de base de futebol observando a temporada de 2024. É uma excelente oportunidade para os jovens que sonham em ser craques de bola.
A avaliação é para nascidos entre 2007 a 2012. O teste vai ocorrer até o dia 12/01/2024, sempre as 14 horas, no CT GRANJA TIJUCA, localizado na Rua Verde, 44, bairro Ancuri, ao lado da EEEP Mario Alencar, de Fortaleza-CE. Para participar é obrigatório portar todo material esportivo.
Confira a programação: 10 de janeiro - atletas de 2011 e 2012 - 11 de janeiro - atletas de 2009 e 2010 - 12 de janeiro - atletas de 2007 e 2008.
Janeiro Branco:
Profissionais de Psicologia falam sobre a relevância de cuidar da saúde mental
Dando continuidade à nossa série de notícias sobre o mês Janeiro Branco, que fala a respeito da importância de priorizarmos os cuidados com a nossa saúde mental, o Café com Tijuca levantou alguns dados importantes e também entrevistou com exclusividade duas profissionais ligadas a área da saúde mental: Janielle Fraga, 27 anos, psicóloga profissional, e Aurilene Lima, 24 anos, acadêmica do 9º semestre em psicologia, ambas são residentes da cidade de Fortaleza, para esclarecer mais informações sobre o assunto.
Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população possui boas condições de saúde mental, porém sem nenhum tipo de acompanhamento qualificado para manter a continuidade do cuidado. Ainda conforme a OMS, no Brasil cerca atualmente de 9,3% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental.
Para a psicóloga Janielle Fraga, boa parte das pessoas que sofrem com algum tipo de doença psicológica não buscam auxilio de um profissional devido a preconceitos. “Ainda existem muitos tabus sobre o que tange a saúde mental, alguns preconceitos se estendem a quem precisa e busca profissionais da área, mas a nossa qualidade de vida estar ligada a qualidade do nosso emocional/psicológico”, afirmou Janielle.
Conforme a psicóloga, o cuidar do bem-estar mental deve ser prioridade todos os dias e também na rotina de trabalho. “A saúde mental requer cuidados e visibilidade o ano todo, não somente no que tange nosso ambiente familiar, mas também, o nosso ambiente de trabalho, exercendo um olhar mais cauteloso e cuidadoso com o próximo”, disse Fraga.
Janielle também destacou que também é dever do Estado promover politicas públicas de saúde para todos os cidadãos. “Vale salientar que esse cuidado se estende a todas as pessoas sem nenhum preconceito, seja ele qual for, haja vista que isso é causa também de politicas públicas”, concluiu Fraga.
DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE MENTAL
A acadêmica do 9º semestre em Psicologia, Aurilene Lima, destacou algumas dicas importantes para manter o equilíbrio da nossa mente e o corpo.
A primeira dica é a prática de exercício físico, que segundo a Aurilene, contém diversos estudos relacionados a positiva relação entre a prática dos exercícios e a saúde mental. “Não precisa ser nada grandioso, pode ser correr na praça mais próxima de sua casa ou dançar uma música que você goste, apenas busque algo que seja prazeroso para você”, afirmou Lima.
A segunda dica é qualidade do sono. De acordo com a universitária, a saúde mental e sono andam de mãos dadas. “Quando você não dorme direito tudo parece ser mais difícil. Se você percebe que seu sono não anda tão bem, procure mudar essa realidade”, comentou a estudante de psicologia.
A terceira e última dica, é cultivar boas relações. “Nossa família e nossos amigos são pessoas que vão nos ajudar na saúde mental. Isso não significa que precisamos contar todos os nossos segredos, mas sim apenas estar presente para a leveza de um bom relacionamento”, comunicou Aurilene.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO PELO NISA
O NISA (Núcleo Integrado de Saúde da Associação), que pertence a um dos projetos sociais da Tijuca Alimentos, localizada em Messejana, oferece atendimentos clínicos gratuitos prestados à toda população contando com a presença de profissionais contratados e voluntários na área da fisioterapia, enfermagem e psicologia. Se você quiser mais informações sobre como participar basta entrar em contato:
(85) 9.9632-7416.
Comments