top of page
Buscar
Foto do escritorBruno Silva

Café com Tijuca 30 Edição


Veja dicas de como prevenir acidentes de percurso para o trabalho nesses períodos chuvosos


Em tempos de quadros chuvosos, todo cuidado ao sair de casa para o trabalho com qualquer meio de transporte é pouco. Segundo informações recentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2023, foram abertos mais de 607 mil Comunicados de Acidentes de Trabalho (CAT), sendo que 23,5% desses comunicados são relacionados a acidentes de trajeto.


Conforme as técnicas em Segurança de Trabalho da Tijuca Beberibe, Thaíssa e Vanessa, as causas desses acidentes na maioria das vezes são as condições inadequadas de pista, baixa visibilidade e falta de atenção do condutor. Conforme as técnicas, uma dica bastante valiosa para evitar os possíveis acidentes nessa época é a adoção da prática da direção defensiva.


As principais ideias da direção defensiva na chuva são: fazer uma breve manutenção preventiva; ter atenção em tudo que acontece ao redor; agir rapidamente para evitar colisões com outros veículos; manter a distância do veículo da frente; se possível, evitar passar por cima de trechos alagados, principalmente por conta da aquaplanagem, aquela poça bem rasa de água que fica sobre o asfalto e deixa o chão bem escorregadio; diminuir a velocidade e evitar frenagens bruscas.


 

AÇÕES INOVADORAS:

Colaboradores de Beberibe desenvolvem projetos para melhorar processos no setor de criação de aves



Legenda: Na esquerda está Ismael e Cizinho e na direita Alexandre e Marcelo. Todos são da manutenção Beberibe. Foto: Arquivo pessoal.

O colaborador Francisco de Assis Roque Bezerra, conhecido por Cizinho, que está há 12 anos no Grupo Tijuca e atualmente faz parte do setor de manutenção de Beberibe, elaborou alguns projetos inovadores com sua equipe para melhorar a rotina de alimentação das galinhas e também prevenir desgastes em equipamentos no setor aviário.


O primeiro projeto surgiu num momento em que Cizinho e sua equipe perceberam que as máquinas de alimentação da indústria avícola tinham um enorme problema de desperdício de ração. Isso se deveu ao fato de haver uma pequena abertura no formato do espalhador e isso provocava o acúmulo de alimentos em algumas partes do comedouro, o que impedia a alimentação adequada das aves. Então, Cizinho bolou a ideia de adaptar sobras de chapas galvanizadas ao espalhador. A sua equipe pegou a ideia, executou e solucionou o problema, deixando a máquina com melhor distribuição de ração, o que melhorou também na uniformidade das galinhas.


O segundo projeto surgiu a partir de análises que foram feitas durante a rotina, devido a um atrito entre a espalhadeira e o comedouro, causando desgaste do equipamento. A solução para evitar esse contato foi uma adaptação feita a partir de canos de PVC (como mostra na imagem da matéria).


A criatividade foi reconhecida pela direção da Tijuca. Todo o engajamento dos nossos funcionários em adotar boas práticas de trabalho, em seus diversos locais de labor, são registrados como certificados simbólicos, impressos e entregues a cada participante do projeto.


 


Copyright Todos os direitos reservados.


Tijuca Alimentos.



Nossos sites:



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page