top of page
Buscar
Foto do escritorBruno Silva

Café com Tijuca 31 Edição



Incubatório:

Como funciona o processo de vacinação in ovo?



Sem dúvidas, você já sabe que a Tijuca Alimentos tem um moderno sistema de Incubatório na região de Cascavel-CE, mas já ouviu falar sobre um dos processos do departamento que é a vacinação em ovos? Para você entender um pouco sobre como funciona o procedimento, conversamos com o gerente da unidade de Incubatório, Warley Luiz.


O que é a Vacinação In Ovo e como funciona?

Conforme Warley, é uma técnica inovadora, econômica e bastante utilizada na indústria avícola, pois consiste na aplicação de vacinas, antibióticos e suplementos diretamente nos ovos embrionários, entre 18 e 19 dias de vida dos pintinhos.



Legenda: BRJECT Embritech, é o equipamento de alta performance utilizado para vacinação in ovo. Foto: Internet.

A vacinação de ovos conta com um sistema de bobina peristáltica controlado por um atuador pneumático rotativo, injetando uma dose de 0,05 ml por ovo.


Os imunizantes aplicados proporcionam proteção adicional às aves e podem prevenir doenças no seu desenvolvimento, fortalecendo a imunidade de forma natural e precoce. Essa estratégia também ajuda a reduzir o uso de antibióticos na criação das aves, como também na redução de custos com medicamentos.



Foto: Internet

Ao finalizar a conversa, Warley assegura que a técnica é importante para manter o padrão dos produtos Tijuca. “A vacinação em ovo é uma estratégia eficiente e benéfica para garantir a saúde das aves e, o mais importante, a segurança alimentar em nossos produtos Tijuca”, concluiu o gerente.


 



 

AÇÕES INOVADORAS:

Colaboradores da oficina de classificação de ovos de Beberibe criam melhorias para alavancar a produção



Legenda: Equipe de manutenção da classificação de ovos Beberibe. Foto: Arquivo pessoal.

O líder Adriano e sua equipe de manutenção do setor de classificação de ovos, em Beberibe, elaboraram ideias inovadoras para melhorar o processo de produção da nova máquina classificadora.


A primeira ideia surgiu quando o técnico Leonardo percebeu que o alimentador da máquina classificadora de ovos prendia bastante bandejas e, consequentemente, danificava algumas palhetas transportadoras de ovos. O técnico teve a ideia de reajustar o alimentador com a criação de um “guia de bandeja”, que é uma barra redonda de inox, o que, por sua vez, deu certo.


A segunda ideia, também do técnico Leonardo, foi a de trocar o amortecedor de náilon por uma chapa de amortecedor inox, na parte da frente da embaladora, pois desperdiçava muitos ovos e bandejas devido a um atraso na soltura dos ovos. Tudo calhou muito bem, porque o antigo material necessitava ser comprado periodicamente e, com a substituição pela chapa inox fixada, o setor terá uma economia significativa.


A terceira e última ideia desse projeto de melhorias também foi do técnico em manutenção Leonardo. Seguindo na mesma pegada das duas primeiras ideias, a equipe executou uma ação na parte da Magazine, onde são alocadas as bandejas de papelão, e por conta do acabamento pontudo, as bandejas enganchavam. A solução foi afunilar o acabamento, o deixando mais flexível para a passagem das bandejas.


Esses pequenos reparos fizeram com que o nível de desperdício e possíveis atrasos de produção diminuíssem.


A Tijuca Alimentos reconhece o esforço e a dedicação de todos os colaboradores para criar e inovar melhorias para o crescimento dos nossos processos diários.



 


Copyright Todos os direitos reservados.


Tijuca Alimentos.



Nossos sites:



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page