top of page
Buscar
Foto do escritorBruno Silva

Vacaria: Como ocorre o processo de ordenha?




O setor Vacaria, localizado na Fazenda Tijuca, em Beberibe, é um dos maiores produtores de leite da região. Por dia são extraídos em média 22 a 23 mil litros de leite, conforme informações obtidas pelo controle de produção e confirmadas pelo gestor geral Mardônio. São três horários para ordenha: 12h da noite, 8h da manhã e às 16h da tarde, sempre com equipes alternadas. A Vacaria atualmente possui mais de 700 cabeças de gado em atividade leiteira.


O gestor geral, Mardônio, informou ao Café com Tijuca sobre o que é feito com todo o leite produzido. “80% do nosso leite é para fazer a produção de queijos de coalho da Tijuca e os 20% restantes são comercializados para empresas de laticínios”, afirmou o gestor.



Legenda: O Chefe-geral da Vacaria, Mardônio, fazendo a supervisão no momento da ordenha. Foto: Arquivo pessoal.

Atualmente o sistema de ordenha no setor é automatizado, pois através do uso da tecnologia é possível dar mais flexibilidade aos colaboradores que ali operam as máquinas de extração de leite, como também para o setor administrativo no local, que obtém todos os dados da produção em poucos minutos após a finalização do ato de retirada de leite.





TRAJETÓRIA DO REBANHO ATÉ A RETIRADA DO LEITE


Você deve estar imaginando como deve ser a caminhada dos animais desde a sua estadia até a extração de leite, pois bem, saiba agora como funciona:


O rebanho, que está abrigado no curral, saem em direção primeiramente para SALA DE BANHO, a fim de ser higienizado antes da retirada de leite, atravessando por um corredor exclusivo, com ajuda de um profissional, no qual, em seguida, passam por cima de um pedilúvio (recipiente para desinfectar as patas das vacas) para assim poder ir até a SALA DE ESPERA, que fica próximo ao local de retirada de leite; estando lá, as vacas são refrescadas com ventiladores e aspersores com água, que ajudam no relaxamento como também na temperatura corporal do bovino, facilitando a liberação de leite, até chegar a SALA DE ORDENHA, onde o funcionário prepara o material e posiciona o animal para iniciar o processo de extração de leite. Todo o leite é sugado automaticamente através da bomba, que é inserido nas glândulas mamárias do animal e em seguida é canalizado diretamente para os tanques de resfriamento.


ARMAZENAMENTO


Hoje, a Tijuca possui 3 tanques de resfriamento, com capacidade de estocar a cerca de 45 mil litros de leite. Os reservatórios estão localizados na SALA DE LEITE, na ordenha nova.


LIMPEZA


Sempre antes e depois do processo de ordenha é feito uma limpeza geral no ambiente e nos equipamentos, com ajuda de colaboradores e máquinas automáticas, utilizando-se água corrente e produtos de higiene, para deixar o local e os materiais limpos e sanitizados para um próximo trabalho de retirada de leite.




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page